22 2647-1899 22 2623-8167

A beleza da arquitetura

Apartamento na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Por Gisele Ribeiro – Arquiteta. Apoio Engeluz Home Center (Búzios e Cabo Frio)

Neste artigo, a arquiteta Gisele Ribeiro irá detalhar um de seus grandes projetos realizados ao longo de sua vida profissional. Sua excelente atuação na cidade de Búzios por meio de seu escritório, a levou a desenvolver projetos em outras cidades e estados, como é o caso deste trabalho abaixo que foi realizado na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

 

Sala de tv integrada com a área de lazer

Integrar a sala com outro ambiente ou até mesmo com a casa toda é uma expressão do estilo de morar contemporâneo, que prioriza o convívio entre as pessoas e o compartilhamento de experiências. Assim, esse recurso, além de aproveitar melhor os espaços, propicia o encontro entre os moradores e também um jeito de receber mais despretensioso e agradável. Esse foi o pedido dos meus clientes.

É importante ressaltar que quando a opção for ficar na sala para assistir a um filme no escurinho é simples e fácil: só fechar as cortinas e as portas de vidro e o ambiente vira uma sala de TV como qualquer outra.

Neste ambiente destaco para os detalhes em gesso no teto e a iluminação. Busquei imprimir sofisticação ao projeto, utilizando luminárias e móveis, cortinas, papeis de parede e almofadas que ampliam a sensação de conforto, assim como o estudo de luminotécnica que definiu o projeto de iluminação.

A sala que abriga o aparelho de televisão é, geralmente, também um espaço onde os amigos e parentes se reúnem para jogar conversa fora.

Para aproveitar da melhor forma possível os recursos da sua sala caseira de cinema, evitei os feixes de luz atingindo diretamente o televisor. Desviei também qualquer tipo de iluminação virada para os telespectadores.

Neste caso usei a iluminação principal do ambiente indireta e alguns focos de luz diretos para darem uma certa dramatização ao ambiente, exemplo são os focos no painel acima da TV e os focos que iluminam o aparador.

Fitas de led iluminam em destaque os quadros com as camisetas que são o xodó do cliente.

Dimmers foram usados para dar variações a intensidade de luz, deixando cada dia um clima diferente para a sala.

 

Lavabo da piscina

O banheiro da área da piscina ganhou revestimentos de filetes em madeira patinada com vidro e as arandelas destacam ainda mais o revestimento com os focos de luz lavando a belíssima parede revestida.

 

Piscina

A piscina é toda revestida de pastilha azul turquesa, fazendo uma releitura do mar do Caribe (pedido da cliente). A iluminação interna deu um realce à beleza das pastilhas. Uma cascata em inox foi embutida na parede de pedra, graças ao seu design com iluminação, produz uma lamina de água dando um toque de luxo para a piscina.

Focos de luz indicam o caminho na lateral da piscina.

 

Quarto preto e branco

 

Para esse quarto de adolescente a paleta de cores escolhida foi o preto e branco.

A iluminação destaca o papel de parede nos nichos com focos de led. No centro do quarto um pendente branco com cristais fume é o destaque neste ambiente.

A combinação do preto com o branco, quando bem utilizada, pode criar ambientes modernos, chiques e aconchegantes.

 

Quarto 2

Também um quarto de adolescente.

Neste quarto dou destaque ao papel de parede e cabeceira da cama na cor uva. A iluminação geral do quarto é uma iluminação indireta, tanto no teto como nos nichos. Foram usadas fitas de led branca quente.

 

Lavabo da sala

Este lavabo fica no hall de entrada do apartamento, para disfarçar uma porta logo na entrada do apartamento criei um painel em laca branca e madeira e destaquei o painel com focos de luz direta, lavando o painel. Logo uma porta que era para ser disfarçada acabou sendo o destaque com a iluminação.

E quando a porta é aberta uma belíssima parede revestida em madrepérola é iluminada por fitas de led, uma grande surpresa para quem entra.

 

E aí, gostou do projeto?

A Engeluz Home Center foi a loja que forneceu os materiais de iluminação para o desenvolvimento deste projeto. Caso você precise, eles têm uma ótima variedade e excelentes produtos de iluminação, além de muitos outros produtos para casa.  Repare neste projeto que a iluminação bem planejada transforma qualquer ambiente.

 

Sobre Gisele Ribeiro

Formada ao final de 2005 no Rio de Janeiro, a arquiteta Gisele Ribeiro tornou-se residente da cidade de Armação dos Búzios no mesmo ano, onde abriu seu escritório. Hoje possui na cidade diversos trabalhos nas áreas de arquitetura de interiores, empreendimentos comerciais e construção de residências. Dentre os vários projetos desenvolvidos, em Búzios e em outras cidades, destacam-se a elaboração de projetos residenciais e a arquitetura de interiores.

Tem como objetivo solucionar “problemas”, transformando-os na realização de sonhos. Filtrando tudo de forma clara, simples e prática, mostra as tendências atuais, materiais e tecnológias mais adequadas para cada ambiente, deixando-os claros e leves, Acredita que cada ambientes deve ser planejado com muita criatividade. Isso é arquitetura!

Não existe um estilo ou forma pré-definida e sim o resultado de uma ideia, que quando bem articulada e corretamente executada, personaliza o projeto e sela o compromisso com cada um de seus clientes. Sua maior realização é seus clientes felizes e satisfeitos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Led pra decorar e economizar

 

Todo mundo sabe da importância da iluminação para a decoração e até segurança da casa. O melhor de tudo é quando você consegue unir a harmonia da decoração com a economia na sua conta de luz. Afinal, sabemos o quanto está caro o fornecimento de energia em país.

Por isto, hoje o post do Engeblog irá abordar sobre a importância das lâmpadas de led para a decoração e a economia da sua casa.

 

  • Led na área externa da casa

 

A área externa da casa tem muitos elementos para serem destacados na iluminação, como jardim, plantas, árvores, caminho para a entrada e piscina, por exemplo.

No jardim, você poderá utilizar alguns spots direcionáveis para destacar alguma planta que você gosta. Para iluminar o caminho até a entrada da casa, você pode usar postes ou até mesmo luminárias solar como mostra a imagem abaixo:

 

 

  • Leds cromáticos

 

O grande barato dos leds cromáticos é a variedade de possibilidades de cores que você utilizar para a iluminação. Aí vai do seu gosto ou do seu objetivo: cor vermelha remete ao romântico, o azul ao relaxamento, e amarelo remete a energia.

 

  • Iluminação em móveis

 

Os móveis também são ótimas ferramentas para iluminação decorativa. Experimento utilizar lâmpadas de led em alguns locais como debaixo do tampo da mesa e por volta do espelhjo, por exemplo.

 

  • Fitas de led

 

As fitas de led tê ótima flexibilidade e facilidade de aplicação em diversos tipos de ambiente. Você pode utilizar as fitas de led como forma de iluminação indireta, ou seja, sem ser a luz principal do ambiente, e sim como uma iluminação secundária como um ponto único de luz em uma superfície. Além da praticidade existe várias cores que podem ser utilizadas, sem contar com o baixo custo de energia.

 

 

  • A economia do led

 

O led revolucionou o mercado de iluminação pelos seguintes benefícios:

 

  • Longa vida útil
  • Redução dos custos de manutenção
  • Alta Eficiência Energética
  • Não emite Infra Vermelho e Ultra Violeta no facho de luz, o que não desbota roupas ou obras de arte.
  • Com o uso de lentes o facho pode ser direcionado aumentando a eficiência
  • Dimerização sem variação de cores
  • Controle de cores é dinâmico
  • Graças ao seu tamanho o led gera novos conceitos de iluminação
  • Resistente a vibrações e impactos.
  • Não tem materiais pesados como mercúrio, não poluindo o meio ambiente no descarte.
  • Baixa tensão o torna mais seguro em algumas aplicações
  • Alta Eficiência em ambiente frio
  • Baixa emissão de calor, reduzindo o consumo de ar condicionado
  • Pode ser desligado e ligado sem alterar a sua vida útil

 

 

Caso você precise de uma ajuda na iluminação da sua casa, nós oferecemos o serviço de consultoria gratuita a nossos clientes.

 

Esperamos que aproveitem as dicas. Até o próximo post.

Dicas para não se acidentar com ferramentas manuais

 

Preste atenção nas dicas que daremos hoje e evite acidentes em sua casa. Quando vamos utilizar uma ferramenta e não percebemos ou “fechamos os olhos” para determinados problemas, podemos acabar nos ferindo com uma ferramenta inadequada ou em mau estado.

 

Dica 1: Conheça a ferramenta que está utilizando

Utilize ferramentas adequadas e apropriadas ao que você pretende fazer

Dica 2: Verifique a eficiência e qualidade da ferramenta

Caso a sua ferramenta esteja com defeito ou gasta com o tempo, não utilize sem fazer um reparo ou até mesmo trocá-la por uma nova.

Dica 3: Não invente moda

Jamais force a ferramenta em direção a partes que cortam. Quando não der, proteja a parte que corta.

Dica 4: Concentre-se

A máquina/ferramenta é manuseada por você, logo, pense antes de usá-la e concentre-se. Não faça nada de forma distraída.

Dica 5: Organize seu material

Após acabar o serviço, limpe as ferramentas e mantenha tudo guardado organizadamente.

Dica 6: Uso de Equipamentos de Proteção Individual E.P.I.

Dependendo do serviço que você vá fazer, é necessário a utilização de algum equipamento de proteção, como uma luva, capacete, bota ou óculos, por exemplo.

 

Essas são as nossas dicas para vocês realizar um trabalho caseiro seguro e longe de acidentes.

As nossas lojas de Búzios e Cabo Frio possuem enorme variedade em ferramentas e equipamentos de proteção individual. Caso precise estamos prontos para ajuda-lo e atende-lo.

Até a próxima dica.

 

5 dicas para escolher as louças do seu banheiro

1° Defina o estilo do seu banheiro

Antes de tudo, defina qual será o estilo do seu banheiro: clássico, moderno, rústico ou funcional. As louças a serem escolhidas devem estar em total sinergia com a decoração do cômodo. Isso facilitará a sua busca pelas louças e deixará o seu banheiro com a cara que você quer.

f051d14e0356b05b_2769-w500-h666-b0-p0--rustic-bathroom

2° Meça o espaço do cômodo

Com a metragem correta você evitará surpresas desagradáveis. Não adianta você ir às compras e escolher suas louças sem antes de medir o espaço. Fazendo isso você correrá o risco de o produto não se encaixar de forma adequado no cômodo.

 3° Conjuntos são ótimas opções

Para quem está indeciso ou não gosta de escolher, optar por conjuntos fica muito mais fácil. O conjunto de louças evitará diferenças na tonalidade das cores e fará com que você combine as peças mais fácil.

4° Preste atenção nas coloridas

As cores ajudam a dar um tom de alegria ao espaço, mas preste atenção antes de escolher uma louça colorida para o seu banheiro. Uma peça muito chamativa no seu banheiro acaba deixando o seu cômodo aparentemente menor. Na loja sempre fica muito bonito, mas imagine sempre como ficará no seu banheiro e se irá compor a decoração.

5° Escolha louças fáceis de limpar

Priorize as peças práticas de limpar. As linhas retas são as melhores para cubas semi sobrepostas, e as ovais e redondas ficam muito bem e sobreposição total. Na louça sanitária, as caixas acopladas são as melhores opções, pois são bem mais fáceis de limpar.

 

Na Engeluz Home Center de Búzios e Cabo Frio você encontra uma ótima variedade de louças das melhores marcas do mercado.

Espero que tenham aproveitado as informações. Até a próxima dica.

A importância do PH para a piscina

PH. Todo mundo já ouviu falar nesta sigla, mas será que você sabe qual é a importância dela para manter o tratamento da sua piscina?

Hoje nós vamos abordar tudo que envolve o ph, sua importância e como controlar/alterar o ph da sua piscina.

 

O que é o PH?

pH significa “Potencial Hidrogeniônico”

É o poder de concentração de íons H+ em uma substância, que neste caso será a água da piscina. De forma geral, resume-se a quantidade de íons de Hidrogênio dispersos na água, o que na verdade, determina se a água está ácida, está neutra ou está alcalina (básica).

 

Para que serve?

 

Serve para manter a acidez da água, aumentando a durabilidade da mesma.

Aí vai alguns ótimos motivos para tratar o ph da sua piscina:

  • Os produtos químicos para tratamento da piscina caso sejam utilizados em uma piscina com água muito ácida (pH menor que 7), vão apresentar resultados ineficientes, pois eles são feitos para serem usados em água com pH entre 7.2 e 7.6, ou seja, levemente alcalina.
  • Se o pH estiver baixo, você sofrerá irritações nos olhos, pele e mucosas, além  das partes metálicas dos equipamentos da piscina que também serão danificados devido ao processo de corrosão da água.
  • Caso a água esteja muito alcalina (básica), os produtos de desinfecção da água terão sua eficácia diretamente comprometida, a água da piscina se tornará turva facilmente e inicia-se, ao invés de processos de corrosão, processos de formação de calcário nas tubulações e equipamentos.

Qual é o pH ideal para a água?

O pH ideal é 7.2! É o valor que se equivale ao pH da lágrima de nossos olhos.

 

Veja como corrigir o pH da sua piscina

 

Antes de tudo, em nossas lojas de Búzios e Cabo Frio você terá os produtos necessários para medir e controlar o pH da sua piscina.

Vamos lá.

Com o estojo de medição, normalmente vem o medidor de cloro e o medidor de pH.

Ao medir o pH da água, caso ela esteja ácida (menor que 7), adicione o pH+. Caso ela esteja muito alcalina (maior que 7.6), adicione o redutor de pH. Tente manter o pH ideal, de 7.2.

 

Agora é com você. Cuide bem da sua piscina e aproveite o verão.

Até a próxima dica.

 

Iluminação externa com refletores de led

Como está a iluminação da área externa da sua casa?

Além de acrescentar para a decoração do seu lar, a iluminação facilita a locomoção e a segurança do ambiente.

Neste post nós vamos dar algumas dicas sobre os benefícios dos refletores de led para a iluminação externa da sua residência.

 

Veja abaixo os benefícios:

– Não necessita de lâmpada, já que o led vem embutido;

– Gera uma economia de até 85% a mais que os refletores tradicionais;

– É 98,5% reciclável, pois não existe mercúrio nem outro tipo de metal em sua composição;

– Vida útil de 50.000 a 100.000 horas (até 6 vezes maior que um refletor tradicional)

– São mais resistentes ao clima e impactos, pois não possuem filamentos metálicos nem gasosos.

– Diferente dos outros refletores, o refletor de led não precisa aquecer para iluminar. A partir do momento que você liga, automaticamente é ativada toda sua potência.

 

Os refletores de led mais vendidos do mercado são das cores branco frio e branco morno. Caso você deseje outra cor, existem outras opções nas cores RGB, que são cores provenientes do vermelho, verde e azul).

 

Manutenção e instalação

– Ao instalar o refletor, desligue a rede elétrica para sua maior segurança;

– Ao limpar, também confira se a rede elétrica está desligada e utilize apenas espanador ou um pano úmido. Não use lixas, Bombril ou materiais similares;

– Ao comprar seu refletor, verifique antes o local que você pretende instalar e a potência do refletor.

 

Em nossas lojas e Búzios e Cabo Frio você encontra diversas opções de potência e cores de refletores de led.

Caso precise de ajuda para a iluminação, nós também oferecemos consultoria gratuita de iluminação para nossos clientes por meios de profissionais de lightning design exclusivos do Grupo Engeluz.

 

Espero que tenham aproveitado as dicas e que tenham utilidade para que você deixe a sua casa mais bonita.

 

Até o próximo post.

 

Dicas para economizar energia no verão

 

A grande vantagem e o principal objetivo do horário de verão é a economia de energia. Com o sol prolongado durante o dia, consegue-se mais tempo com a luz natural.

Precisamos usufruir de todo conforto, mas sabendo que temos que utilizar a energia elétrica conscientemente.  Sendo assim, preparamos algumas dicas para você economizar energia neste verão:

Iluminação:

Lâmpadas: procure trocar suas lâmpadas para o led, pois são até 90% mais econômicas do que as tradicionais. Hoje, o led tem um preço acessível. Uma lâmpada de 6w, por exemplo, você consegue comprar na faixa de R$ 7,00 a R$ 14,00.

Cortinas: tente sempre abrir as cortinas de sua casa e permitir que a luz natural adentre, evitando que luzes artificiais sejam ligadas durante o dia.

 

Temperatura ambiente:

Janelas: sempre que possível mantenha as janelas abertas para arejar bem o ambiente. Às vezes o vento natural refresca tão bem quanto um ventilador. Mas tem dia realmente… Só com a ajuda de um ventilador ou ar-condicionado.

Ar-condicionado: caso seja um hábito em sua casa ligar o ar-condicionado, faça uma limpeza periódica dos filtros, pois o acúmulo de poeira faz com que o aparelho trabalhe forçado. Esta mesma dica também é válido para outros aparelhos que tenham filtro, como exaustor e umidificador de ambiente.

 

Eletrodomésticos:

Máquina de lavar: acumule o máximo de roupas para lavar ao mesmo tempo. Cada rotação e giro do motor é uma grande quantidade de energia elétrica gerada. Portanto, evite usar a máquina de lavar caso não utilize sua capacidade máxima.

Ferro de passar roupa: o ferro elétrico consome energia para se aquecer, a cada desligamento e nova ligação do ferro ele tem que se reaquecer e normalmente enquanto ele está aquecendo não vai ser usado por não estar na temperatura ideal, este tempo é desperdício de energia elétrica.

Standby: o aparelho quando estiver em standby não está completamente desligado, pois apesar de “apagado”, ele internamente está com a fonte e alguns circuitos eletrônicos funcionando para que você possa liga-lo instantaneamente.

Geladeira: abrir a geladeira várias vezes faz com que a temperatura interna da geladeira aumente e faz com que o motor tenha que trabalhar mais para manter a temperatura gelada. Quanto às grades da geladeira, evite deixar materiais como plástico ou outras coisas que interrompam a passagem de ar.

Chuveiro elétrico

Não há segredo para economizar energia durante o banho. Tente ser o mais objetivo, sem desperdiçar tempo durante o momento do banho.

 

É isso aí, pessoal. Aproveitem o verão e sigam as dicas para economizar na energia elétrica.

Abraços e até a próxima dica.

 

Tomadas e interruptores ideais

 

Você que está construindo ou reformando a sua casa, é importante que conheça quais são os modelos de interruptores e tomadas para cada situação.

Tomadas

10 amperes: aparelhos comuns como televisão, rádio e computadores.

20 amperes: aparelhos que consomem mais força, como secador e cabelo e micro-ondas.

Para cada caso existe um tipo de tomada: tomada de energia, tomada para TV, tomada para telefonia, tomada para informática, suporte para placa, etc.

Interruptores

Simples: é o interruptor que permite que a luz seja acesa/apagada apenas no local instalado.

Paralelo: oferece mais comodidade, já que você pode acender a luz em um local e apagar em outro, ou vice-versa.

 

Importante: ao instalar os interruptores em sua casa, procure deixá-los a 1,10m do chão, que é a altura padrão.

Árvores de natal alternativas

O natal está chegando. E você, ainda não decorou a sua casa?

Se você não tem uma árvore de natal, não se preocupe. Hoje nós vamos te dar algumas dicas de como criar árvores de natal alternativas.

 

Árvore na parede

Se você tem uma parede livre, utilize-a para pendurar itens de valor afetivo no formato de um pinheiro (árvore de natal).

Você pode colocar coisas como fotografias, cartões, pisca-pisca e até um adesivo de parede.

 

Árvore de livros

Essa é para os apaixonados pela leitura. Abra os livros no meio e empilhe um em cima do outro tentando seguir o formato de uma árvore de natal. Para ficar mais legal ainda, ponha alguns itens decorativos, como pisca-pisca e laços por exemplo.

Galhos secos

Os galhos secos não precisam seguir o formato de uma árvore de natal, até porque será muito difícil de achar parecido. Você pode colocar o galho em um pequeno jarro ou pendurá-lo em cima do teto com um fio de nylon. Para ficar bonito, vale pintá-lo com as cores que remetem ao natal: verde, vermelho, prata e dourado, ou até mesmo cores diferentes como azul turquesa, que fica ótimo, mas isso vai do gosto de cada um.

É importante que você coloque itens decorativos como pisca-pisca, laços e enfeites, mas cuidado com o peso para não quebrar o galho.

E aí, gostou das dicas?

Agora chame a criatividade e mãos a obra.

O natal é uma data maravilhosa em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo e passamos momentos com família e amigos.

Deixe a sua casa no clima natalino.

 

Caso precise, em nossas lojas de Búzios e Cabo Frio estamos com 30% em toda linha natalina.

Será um prazer ajudar a decorar o seu natal.

 

Até a próxima dica.

 

 

Conheça os diferentes tipos de ralo

A boa distribuição de ralos é primordial para o bom escoamento.

Quer saber quais são os diferentes tipos de ralo e para que servem?

 

Veja os detalhes de cada um abaixo:

 

Ralos internos

Os ralos internos protegem as caixas sifonadas e as tubulações internas, pois são como uma espécie de ponta das tubulações do seu lar, além de serem conectados a uma rede de drenagem ou esgoto, levando toda a água utilizada para outro canal.

Veja abaixo os modelos e formatos:

 

  • Ralo sifonado:

O ralo sifonado não permite que o cheiro da fossa retorne ao ambiente onde o ralo está instalado. Para que funcione perfeitamente, é fundamental que tenha sempre um pouco de água armazenada ao fundo do ralo, para que tape a boca do cano que está indo para a fossa, não permitindo que o odor ultrapasse essa água e se espalhe pelo ambiente.

 

  • Ralo linear

O ralo linear visualmente é mais atraente. Por isso, aos poucos, os ralos lineares vêm substituindo os ralos convencionais. Em relação à vazão, o ralo linear foi projetado com o objetivo  de escoar a água com fluidez. Em alguns modelos de ralos lineares existe uma tampa rebaixada para colocação do próprio piso, assim, fica menos evidente o escoamento, podendo ser em materiais como pvc, abs e/ou aço inox.

Ralos externos

Os ralos externos protegem as caixas sifonadas e as tubulações externas. Geralmente vêm acompanhados de grelhas de proteção. São comuns em áreas de serviço e quintais. Existem vários modelos, como os ralos retos, ralos côncavos, grelha de pvc antiderrapante, grelha de alumínio escovado, ralo de canto etc.

 

Existem vários tipos versões de ralos para a área interna e externa: quadrados, redondos e lineares. Porém, os ralos lineares são mais aconselhados e frequentemente usados em banheiros, especificamente na área do chuveiro.

 

 

 

Acessórios para ralos

Existem ainda acessórios para ralos, como porta-ralos, tampas, adaptadores e protetores de ralo.

 

porta-ralos